A Bioenergética
A Análise Bioenergética ajuda o individuo a retomar o pleno potencial do seu ser, através da reconexão com o corpo. É uma abordagem terapêutica criada por Alexander Lowen em 1956, baseada nas ideias de Wilhelm Reich sobre a identidade corpo-mente, tendo uma base teórica na psicanálise (Freud) no que se refere à história analítica e à dinâmica familiar.
A Análise Bioenergética compreende a pessoa, sua personalidade e seus problemas emocionais em termos do corpo, da dinâmica energética, psíquica e emocional. Auxilia a pessoa a compreender a natureza e a origem dos conflitos internos, seus problemas pessoais, ajudando a desbloquear suas tensões musculares crônicas, possibilitando mudanças e resoluções de problemas emocionais. Sua eficácia foi comprovada em diversas pesquisas e teses (incluindo Doutorado na USP-SP). É um recurso terapêutico utilizado cada vez mais por profissionais de diversas áreas.
Sua aplicação clínica pode ser feita por: psicoterapia individual, de grupo, de casal e hospitalar, clínica social em comunidades e em programas de saúde, apoio a estudantes de vestibulares e demais concursos, integração de grupos e desenvolvimento da cidadania.
A Análise Bioenergética tem demonstrado eficiente aplicação no processo educativo por orientação de pais e educadores, e em diversas organizações de trabalho, em programas de saúde, segurança no trabalho, aposentadoria, gestão e integração de equipes.